Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania

Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania

terça, 15 setembro 2020 13:37

ADIAMENTO DA PROVA

Diante das medidas adotadas em razão de epidemia de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, fica adiada temporariamente a aplicação das provas do Concurso Público, previstas para acontecerem no dia 27 de setembro de 2020, conforme disposto no Edital nº 001/2020.

Os candidatos deverão atentar-se às futuras publicações referente ao certame, previstas para acontecerem na data provável de 08 de outubro de 2020.

As inscrições para o Curso A CAP/RR - 2020 foi prorrogado até o dia 18/09, sexta-feira.

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e o Departamento Penitenciario Nacional por meio da FTIP, realiza o 1º Curso de Ações Prisionais, o curso tem como objetivo capacitar os Policiais Penais da SEJUC, servidores das Forças Policiais Coirmâs e Policiais Penais de outros Estados.
Serão ofertadas 40 vagas para os Policiais Penais lotados na SEJUC, 15 vagas para os Policiais Penais de outros Estados da Federação e do Departamento Penitenciário Nacional e 05 vagas para às Forças Policiais coirmãs do Estado de Roraima(PC, PM, PRF, PF e Militares das Forças Armadas).

A SEJUC com o apoio da Força de Intervenção Penitenciária realiza o 1° Curso Feminino de Práticas e Rotinas Prisionais, o Curso é planejado pensando nas peculiaridades femininas, com o objetivo de gerar mais confiança e segurança das servidoras nas práticas e rotinas dentro do Sistema Penitenciário de Roraima, é mais segurança e mais qualificação para os servidores.

sexta, 21 agosto 2020 15:02

VIOLÊNCIA EM BAIXA

Brasil registra aumento de 6% (seis porcento) no número de assassinatos no 1º semestre. Após dois anos de recordes na queda dos números de mortes, esse aumento ocorre mesmo durante a pandemia.

O Nordeste, que havia puxado a queda nos últimos anos, foi o responsável por elevar os números neste 1° semestre, os assassinatos na região cresceram 22,4%, nas demais regiões (Norte, Centro-Oeste e Sudeste), o número de crimes violentos foi menor em comparação com o ano passado.

Na contramão desses dados, O Estado de Roraima vem em uma queda, desde 2019, na taxa de crimes violentos. Em 2018 foram 23 mortes por 100 mil habitantes, 2019 o número caiu para 19 mortes por 100 mil habitantes, e em 2020, até a presente data, temos 16 mortes por 100 mil habitantes.

O controle do Sistema Penitenciário de Roraima após a Intervenção Federal da FTIP no final de 2018, onde o crime organizado dominava e orquestrava crimes de dentro das cadeias do Estado. Com o controle do Sistema Penitenciário as Unidades adotam medidas e rotinas de segurança que impedem a entrada de celulares, armas brancas, instrumentos que podem se tornar armas e garantem segurança a todos dentro e fora dos presídios.
Com o controle do Sistema Penitenciário às Unidades adotaram medidas e rotinas de segurança que impedem a entrada de celulares, armas brancas e demais instrumentos que podem vir atentar contra a segurança.

Com o trabalho integrado das forças de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal) o Estado de Roraima vem mantendo as taxas de violência em queda.

Fonte: Portal G1, Monitor da Violência: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2020/08/21/mesmo-com-quarentena-brasil-tem-alta-de-6percent-no-numero-de-assassinatos-no-1o-semestre.ghtml

sexta, 07 agosto 2020 16:32

Projeto de Visita Virtua

SEJUC inicia Projeto de Visita Virtual Assistida na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

Buscando amenizar os efeitos da suspensão temporária das visitas presenciais nas unidades prisionais do estado de Roraima, como medida de controle do novo coronavírus, a SEJUC deu início ao programa Visita Virtual Assistida, que proporciona encontros virtuais entre pessoas privadas de liberdade e seus familiares.

O projeto desenvolvido pela Ouvidoria da SEJUC, atende a uma resolução nacional para minimizar os impactos do distanciamento das famílias no período de pandemia.

A Visita Virtual Assistida acontecerá duas vezes por semana, em uma sala reservada, onde fica o equipamento utilizado para chamada e terá duração de até cinco minutos, sempre sob a supervisão de um policial penal. Os dias e horários são definidos de acordo com a rotina da unidade prisional.

A Visita Virtual ocorrerá através de ligações de vídeo, por meio do aplicativo WhatsApp instalado em aparelho celular. O agendamento ocorre após a indicação do reeducando (a) sobre o familiar cadastrado e autorizado como visitante. E antes da ligação ser realizada será feito um contato prévio com um familiar indicado.

A nova modalidade agradou as reeducandas que há alguns meses não possuem contato com os familiares.

A implementação do projeto foi dividida em duas etapas a primeira contempla a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista. E, em uma segunda etapa as demais unidades prisionais do estado de Roraima poderão ser contempladas.

 

 

segunda, 13 julho 2020 16:05

SANITIZAÇÃO VEICULAR! PARTICIPE E AJUDE

A SEJUC, por meio da Central de Alternativas Penais com o apoio do Governo do Estado, e em parceria com a empresa e-Control, especializada em controle de pragas urbanas, promove uma sanitização veicular nesta quarta-feira, dia 15, e quinta-feira, 16, no período da tarde das 14h às 18h, na Praça do Centro Cívico.

O propósito do evento, além de unir forças no combate ao Coronavírus, é arrecadar alimentos para ajudar famílias carentes.

Para participar desta correte solidária do bem, a colaboração deve ser com três kilos de alimentos não perecíveis, exceto sal.

É importante ressaltar que os 100 primeiros veículos irão receber um kit com 5 máscaras e 30ml de álcool gel.

#correntesolidária
#todoscontraocovid-19

 

terça, 23 junho 2020 16:35

Oportunidade

Nesta segunda-feira dia 22 de junho de 2020 foi publicado o Edital para o Concurso Público para carreira de Agente Penitenciário, que agora foi transformada em carreira de Polícia Penal.

A Instituição responsável por realizar o certame: Instituto AOCP, com sede em Maringá/PR.

O Edital oferta 423 vagas. Dessas, 85 são destinadas às candidatas do sexo feminino e 41 para os candidatos (as) portadores de deficiência.

 

Você pode realizar sua inscrição através do site http://www.institutoaocp.org.br/preCandidato/inscricao/cpf.jsp

O
 Governo de Roraima na oportunidade realizou uma solenidade nesta segunda-feira, dia 22, no Palácio Senador Hélio Campos com a presença do deputado federal Ottaci Nascimento, o presidente da Assembleia Legislativa Jalser Renier, juntamente com os deputados estaduais Nilton Sindipol, Marlon Maia, Chico Mozart, Renan Filho, Jânio Xingu, Catarina Guerra, Bethânia Almeida, Tayla Perez.

Participaram também os secretários da Sejuc, André Fernandes (titular) e Hércules Pereira (adjunto), o chefe da Casa Civil, Francisco Sampaio e seu adjunto, Ernani Batista, o secretário de Administração, Pedro Cerino, além do secretário de Segurança Pública, coronel Olivan Junior e de Comunicação, Doan Rabelo, o comandante Geral da PMRR, coronel Elias Santana e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jean Cláudio Hermógenes e o chefe da Casa Militar, coronel Elson Paiva.

 

#ConcursoPúblico
#TodosPorRoraima
#GovernoDeRoraima
#CadaDiaMelhor

 

sexta, 19 junho 2020 17:55

Concurso Público

Nesta segunda-feira dia 22 de junho de 2020 está previsto a publicação do Edital para o Concurso Público para carreira de Agente Penitenciário, que agora foi transformada em carreira de Polícia Penal.

Serão ofertadas 423 vagas. Dessas, 85 são destinadas às candidatas do sexo feminino e 41 para os candidatos (as) portadores de deficiência.

Período das inscrições: do dia 22/06 a 23/07.

Data da prova objetiva: 27/09/2020

Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição: do dia 22/06 a 25/06.

Valor da taxa de inscrição: 110 (cento e dez reais).

Remuneração inicial: R$ 4.421,13 ( quatro mil, quatrocentos e vinte e um reais e treze centavos).

Instituição responsável por realizar o certame: Instituto AOCP, com sede em Maringá/PR.

 

#GovernoTrabalhando
#GovernoDeRoraima
#CadaDiaMelhor.

O Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, doou diversos medicamentos à Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima – SEJUC/RR, cujo valor foi estimado em R$30.000,00.
Ibuprofeno, Cefalexina, Albendazol, Sulfato Ferroso, foram alguns dos medicamentos doados, que ajudarão na prevenção e tratamento do Covid-19 e outras enfermidades.

O Departamento de Justiça dos Direitos Humanos - DJDHC será responsável pelo direcionamento dos remédios às unidades prisionais.
A SEJUC e o DEPEN trabalhando em parceria, todos engajados a fortalecer a imunidade dos reeducandos e combater o Covid-19.

 

quarta, 27 maio 2020 12:40

Parcerias no combate ao COVID-19

O Instituto Ação pela Paz em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, DEPEN, por meio do projeto "Todos pela Saúde" fez uma doação de 11.250 máscaras de tecido para a Secretária de Estado da Justiça e da Cidadania de Roraima . A SEJUC/RR assim poderá atender a demanda de todos o setores de trabalhos da pasta, inclusive dos internos do sistema penitenciário. São máscaras de tecido, que podem ser reutilizadas após lavagem e higienização.

Serão distribuídas 5 máscaras para cada servidor. Já os internos, ganharão 3 máscaras cada.

O Ministério da Saúde passou a recomendar, no início de abril, o uso de máscaras em todo país para diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Podem ser as de tecido, costuradas em casa, ou as descartáveis. Já as cirúrgicas, em falta nos hospitais, devem ficar restritas a médicos e profissionais de enfermagem.

 

Pág. 1 de 5